Após o sucesso de público da 12ª edição do Brique de Ipanema, realizada domingo, dia 11 de setembro, uma edição extra já está programada para acontecer ainda este mês. Consolidado como um evento tradicional no bairro, o Brique de Ipanema se afirmou por dar voz e espaço para os artesãos da Zona Sul mostrarem um pouco do seu trabalho, valorizando as manifestações artísticas locais.
Na 12ª edição, além dos mais de 40 expositores, a atração musical teve a participação do Grupo Vocal Balaio de Gato, que realiza ensaios abertos semanalmente no bairro Tristeza. Uma homenagem ao rei do Artesanato, Arthur Guarisse, falecido semana passada, apresentando parte da pesquisa da coordenadora do Brique de Ipanema e pesquisadora sobre o Artesanato Guarisse, Marcia Morales, homenageava o artista, enquanto um abaixo-assinado em apoio à constituição da Associação dos Amigos do Artesanato Guarisse circulava, o que trouxe muitas lembranças e relatos espontâneos de algumas das pessoas que estavam passando por lá e que tiveram algum contato com Arthur Guarisse ou com seu trabalho. Devido à aproximação das eleições municipais, diversos candidatos a vereador também estiveram presentes, tentando conversar com o público. A organizadora do Brique destacou, através das redes sociais, que alguns desses candidatos “são nossos conhecidos ou indicados por amigos e são muito educados, respeitosos e honestos ao ponto de vir conversar comigo, antes, por aqui (Facebook) ou lá mesmo no Brique, para saberem como podem abordar o pessoal, como devem proceder para se divulgarem. Mas ontem, infelizmente, vários se queixaram de que tivemos a visita de um ou outro candidato desavisado ou menos experiente no trato respeitoso com eles”.
Por isso, para a próxima edição, que vai acontecer dia 25 de setembro, uma semana antes da eleição, Marcia lembra que os expositores são organizados como coletivos, que são coordenados por ela, que os representa, e sugere aos candidatos que se informem sobre o significado e os sentidos desses ambientes ao ar livre e se questionem sobre a linguagem e o comportamento dos indivíduos e grupos aos quais vão se dirigir antes de qualquer abordagem, respeitando sempre esses limites. Criado em dezembro de 2015, o Brique de Ipanema parte para sua 13ª edição em menos de um ano, comprovando plenamente a sua vocação para promover a ocupação positiva dos espaços públicos – em especial das margens do Guaíba -, para estimular a economia solidária e o incremento de renda dos artesãos, ao mesmo tempo em que valoriza a cultural local.