Asfaltamento da Rua Dorvalina Rodrigues de Freitas (antiga Rua 1) é comemorado
A antiga Rua 1 do bairro Ponta Grossa está asfaltada!
Isto é verdade? Alguns moradores ainda não acreditam, mas é verdade!
“Eu vivi para ver isto!”. Foram as palavras da moradora do bairro Lúcia Debom ao caminhar em uma das primeiras ruas internas asfaltadas, a Rua Dorvalina Rodrigues de Freitas, a antiga Rua 1, que agora conta com rede de esgoto pluvial e cloacal, asfaltamento, meio-fio e área de passeio lateral.
Enquanto a Prefeitura espera aprovação da contratação de verbas para poder executar todas as obras que se fazem necessárias no bairro, a parte inicial já vem sendo feita com recursos de contrapartida do município.
Há cerca de 30 anos, a comunidade clama por importantes obras nas reuniões do Orçamento Participativo, mas o grande custo das mesmas (estimado em 45 milhões de reais) e demandas de regularização fundiária de alguns imóveis são entraves para a realização. Será necessário construir um dique e uma casa de bombas no Arroio do Salso, executar macro e microdrenagem nas ruas e, por último, pavimentação, tanto no Túnel Verde quanto do outro lado da Avenida Principal da Ponta Grossa, no Parque Albion.
Esta será uma grande obra, que levará alguns anos para a conclusão. Os primeiros passos finalmente estão sendo dados. Estão envolvidos na execução o Departamento Municipal de Água e Esgotos (DMAE), a Secretara Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb) e o Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura (SMOI).
Atualmente, se encontram em obras as ruas Ondina Figueira e Mercedes Azzolini. Segundo o prefeito Sebastião Melo, as obras continuarão porque o bairro Ponta Grossa e a cidade têm pressa.
Líder comunitário relembra décadas de reivindicações dos moradores
O presidente da Associação de Moradores Flores da Cunha, Paulo Rodrigues de Freitas, que reside na Ponta Grossa há mais de 40 anos, relata sua satisfação ao ver a antiga Rua 1, que era a via que alagava mais rapidamente no bairro, sendo a uma das primeiras ruas internas a ser asfaltada, e contando com rede pluvial, cloacal, meio-fio e espaço para calçada. Ele relembra todos os muitos anos em que participou ativamente nas reuniões do Orçamento Participativo apresentando esta demanda, que, em 2023, foi finalmente executada.
Paulo vem de uma família engajada na luta por uma vida melhor para os moradores da Ponta Grossa. Os nomes de seus pais são homenageados na Rua João Macedo de Freitas e na Rua Dorvalina Rodrigues de Freitas, a antiga Rua 1, recentemente asfaltada. E o filho Paulo parece ter herdado este desejo de ver as coisas melhores para todos, pois trilha o mesmo caminho como líder comunitário.