População deve redobrar os cuidados para evitar que fogo atinja casas e vegetação
Em relação ao mesmo período do ano passado, está sendo verificado um grande aumento no número de incêndios, em Porto Alegre, nas primeiras semanas deste verão, que está sendo marcado pela estiagem. Os dados alarmantes exigem ainda mais atenção da população para os cuidados básicos para evitar que casas e vegetação sofram com as consequências do fogo, que pode também levar à perda de vidas. A primeira providência é informar o caso ao Corpo de Bombeiros, pelo telefone 193, independente da intensidade do fogo (mesmo que pareça inofensivo, pode se alastrar e gerar um grande incêndio).
Para evitar casos de incêndio, são recomendados cuidados básicos, como descartar bitucas de cigarro em locais apropriados, manter fósforos e isqueiros longe do alcance de crianças, não queimar lixo, vegetais e entulho, não acumular resíduos inflamáveis próximos à fiação elétrica, não descartar folhas, troncos e galhos secos em áreas verdes, além do máximo cuidado com fogueiras, velas e lampiões acesos.
Para conscientizar ainda mais a população sobre os cuidados necessários para a prevenção de incêndios, a Prefeitura promoveu, na primeira quinzena de janeiro, um encontro para mobilização de esforços, juntamente com o Corpo de Bombeiros e o Grupo CEEE Equatorial, e criou uma força-tarefa que envolve diversos órgãos municipais, como Demhab, Dmae, DMLU, Fasc, Smamus, Smed, SMGOV, SMS, SMSeg, SMSUrb, Subprefeituras e Defesa Civil.