O ano de 2025 teve início trazendo preocupações para a população da capital gaúcha quanto à proliferação da dengue. Somente nos primeiros 25 dias do ano, foram 34 casos de dengue confirmados pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), que, no início de fevereiro, deve apresentar um Boletim Epidemiológico de Dengue, com dados de 2024 e informações parciais das quatro primeiras semanas de 2025, que deverá trazer números mais elevados, pois há muitos casos suspeitos em análise. Até o momento, já há alguns casos confirmados em bairro da Zona Sul de Porto Alegre, entre os quais, Cascata, Teresópolis e Tristeza.
Estes números iniciais de 2025 tornam-se ainda mais preocupantes ao analisarmos a evolução de casos e de mortes associadas à dengue nos anos anteriores. Até 2023, Porto Alegre não havia registrado nenhuma morte por dengue. Esta realidade mudou em 2024, quando onze pessoas perderam a vida na cidade após terem sido contaminadas pelo vírus da dengue. O número de casos na capital gaúcha também vem crescendo assustadoramente desde 2022, quando começou a epidemia na cidade. Com a quantidade de pessoas contaminadas crescendo sem parar, Porto Alegre registrou 16.378 casos no ano passado, quase o triplo de casos do ano anterior (2023), com um total de 5.788 confirmados na cidade, refletindo a tendência de crescimento exponencial da doença em nível estadual e nacional verificado nos últimos três anos.
Como alerta à população, a SMS lembra que há medidas importantes para evitar a proliferação do vírus transmitido pelo mosquito Aedes aegypti:
– Evite água parada.
– Descarte o lixo corretamente.
– Verifique se a caixa d’água e as lixeiras estão bem tampadas.
– Limpe as calhas e coloque telas nos ralos.
– Trate a água das piscinas.
– Evite deixar água parada em piscinas plásticas.
Para saber informações atualizadas sobre a dengue, acesse o site www.ondeestaoaedes.com.br.