Associação luta contra alagamentos no bairro Ponta Grossa

A AMOERP (Associação dos Moradores da Estrada Retiro da Ponta Grossa) tem realizado inúmeras tentativas para diminuir os impactos causados pelos alagamentos na região. Primeiramente, elaborou uma representação junto à Promotoria de Justiça de Habitação e Defesa da Ordem Urbanística de Porto Alegre buscando a eliminação dos frequentes alagamentos na Estrada Retiro da Ponta Grossa, na altura do número 3000, próximo à Escola Estadual Loureiro da Silva e à Escola Municipal de Educação Infantil, uma via que, por sinal, é o único acesso também para a Escola Waldorf Querência. Observou-se que o motivo principal para os alagamentos é a obstrução da rede de esgoto pluvial e das valas de drenagem a céu aberto, apesar de a área se localizar junto a uma APP (Área de Preservação Permanente) destinada para ser um corredor ecológico e, portanto, protegida por lei. Anteriormente, vários protocolos já haviam sido realizados junto à Prefeitura, sem que o problema fosse solucionado até o momento. Esta situação levou a associação a recorrer ao Ministério Público Estadual, em julho de 2020. Hoje, depois de 500 páginas do processo e quase um ano e meio após o primeiro despacho determinando 10 dias para o poder público informar as providências para mitigar os inconvenientes e danos causados pelos alagamentos na região, a situação permanece a mesma. Segundo o presidente da AMOERP, Ruben Gilberto Drescher, apesar das inúmeras solicitações ao poder público, a limpeza das valas de drenagem não foi realizada, uma tarefa que deveria ser rotineira para o DMAE (Departamento Municipal de Água e Esgotos).

Aguardando o desfecho para o imbróglio, os moradores do bairro torcem para que alguma providência seja tomada logo e, claro, para que não chova muito até lá, pois esta é a única via para acessarem as suas residências.

Para ajudar a AMOERP, que tem realizado inúmeras campanhas por melhorias no bairro, como a instalação das Abrigotecas e das floreiras, pintura dos meios-fios e arcando inteiramente com os custos dessas melhorias, contate pelo Facebook (amoerp.rs) ou pelo telefone e WhatsApp 98175-0949.