Os problemas que moradores de Porto Alegre e de cidades vizinhas vêm enfrentando em relação à qualidade da água disponibilizada para o consumo residencial não é novidade, visto que já foram amplamente divulgados nas redes sociais, pela imprensa e pela Agapan (Associação Gaúcha de Proteção ao Ambiente Natural).
Mas onde está a origem deste problema? Por que o Guaíba permanece poluído há décadas? Por que as medidas saneadoras não passam de meros paliativos, que não resolvem o problema da poluição da água? O que estão fazendo os gestores públicos responsáveis por esta situação? Qual o papel das comunidades que necessitam da água e exercem impactos sobre o manancial? Essas e muitas outras questões serão tratadas durante o Agapan Debate que será realizado no dia 12 de setembro, às 19h, no auditório da Faculdade de Arquitetura da Ufrgs. O tema desta terceira edição de 2016 do evento é Água: a importância de cuidarmos do Guaíba.
Para debater a questão, foram convidados os engenheiros Sebastião Pinheiro (Agapan) e Antonio Benetti (IPH/Ufrgs). A mediação ficará por conta do professor engenheiro Darci Campani (Agapan).
Sebastião Pinheiro é engenheiro agrônomo, tem dezenas de publicações no Brasil e no exterior, é assessor de várias organizações de países da América Latina em questões de agrotóxicos, transgênicos e agricultura ecológica. É Cidadão Emérito de Porto Alegre e tem diversas distinções profissionais. Conselheiro da Agapan. Ele vai ministrar a palestra “Água é lucro”.
Antônio Benetti é engenheiro civil, mestre em Recursos Hidricos e Saneamento Ambiental (Ufrgs), doutor pela Cornell University (USA), professor Associado do Instituto de Pesquisas Hidráulicas (IPH/Ufrgs), com várias publicações científicas no Brasil e no exterior.
O título da sua palestra será “Qualidade da água potável: da bacia hidrográfica às torneiras dos consumidores”.
O Agapan Debate é realizado pela Associação Gaúcha de Proteção ao Ambiente Natural e tem o apoio da Assessoria de Gestão Ambiental e do GT de Saúde Urbana da Ufrgs.
O que? Debate A importância de cuidarmos do Guaíba
Quando? 12 de setembro, das 19 às 21
Onde? Faculdade de Arquitetura da Ufrgs (Rua Sarmento Leite, 320 – Centro)